sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Abondono

Mais uma vez, ele, o abandono. Atitude cruel. Maldade. Tenho uma imensa dificuldade em entender como alguém pode abandonar um animal de estimação. Trata-se de um ser que precisa de cuidados para sobreviver. Não são como seus ancestrais, os lobos, que viviam em alcateias e lutavam pela sobrevivência do grupo. Abandonar um cão ou gato, largando-o à própria sorte, é simplesmente desumano!

Além disso, o abandono de animais é considerado crime, conforme art. 32 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), já que a prática é entendida como maus-tratos. Pessoas que deixam seus cães, gatos ou outro bicho de estimação em casa, sem cuidados por vários dias; abandonam-nos nas ruas ou em qualquer local, devem ser prontamente denunciadas para que sofram as consequências legais de seu ato.

Ninguém é obrigado a ter um animal de estimação. Não há lei, decreto ou determinação que estabeleça: “todos são obrigados a ter um animal de estimação em casa”. Então, a conclusão óbvia seria que, se a pessoa toma esta decisão e leva um bicho para sua convivência, certamente estaria disposta a cuidar deste ser da forma correta e por tantos anos quantos ele vivesse. Mas, infelizmente, não é esta a realidade com que nos deparamos. Bom seria se a questão fosse assim tão simples e esta premissa fosse o óbvio para a maioria das pessoas...

Os motivos que levam ao abandono são os mais banais possíveis: o cão cresceu demais, não faz as necessidades no lugar certo, solta pelos, as crianças enjoaram dele... Ou seja, para a maioria daqueles que comete este crime, o animal é visto como um objeto descartável, passível de ser simplesmente jogado fora quando deixa de ser interessante.

2 comentários: